Revolução em Mim - Marcia Kupstas

"Dois momentos: em 1984, Maria Rita tem 15 anos e vive o ano "da revolução em si mesma". Os pais se separam, ela vai morar com a avó em um bairro simples, conhece algumas dificuldades financeiras, descobre o amor na figura de Tiago, participa do movimento político das Diretas-Já. Em 1990, a moça Maria Rita reflete sobre o que aconteceu e percebe o quanto é importante mudar e enfrentar a vida, relatando sua história - que se confunde com a história do nosso próprio país. A revolução, a grande virada na vida de uma adolescente, no mesmo ano em que mudanças aconteceram no país."


Maria Rita, agora adulta, relembra a época de sua juventude onde o pais inteiro e até ela mesmo, passou por muitas mudanças e transformações. Primeiro foi a separação dos pais, depois a mudança pra casa da sua avó, e por fim o novo colégio e novos amigos - e amores. Vivendo num momento importante para a história do Brasil, Maria Rita viu amigos, parentes e namorado lutarem pelo direito do voto, em um pais que vivia num governo ditatorial há anos!

Depois que sua mãe descobriu a traição de seu pai, tudo mudou. Sua mãe agindo como uma louca, os irmãos na casa de outra avó, ela morando com uma vó que mal tinha contato, os problemas financeiros. No colégio novo foi onde ela conheceu o amor através do Tiago, que também participava das Diretas Já, movimento político importante da época! 

A história gira em torno de três fases: A família; O Pais; O Amor. E quem narra a história é própria Maria Rita, só seis anos mais velha. Você consegue perceber o amadurecimento da personagem em alguns aspectos, já em outros vivendo o mesmo dilema. A narração é leve, e é um livro relativamento pequeno. Terminei de ler em dois dias (duas noites, na verdade rs) e foi uma leitura bem legal e descontraída. Recomendo pra quem tá precisando de uma história mais leve, sem muito drama ou romance.

  • Editora: Moderna
  • Autor: MARCIA KUPSTAS
  • ISBN: 8516035085
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2003
  • Edição: 2
  • Número de páginas: 160
  • Acabamento: Brochura



C. Araújo



10 comentários:

Caue1507 disse...

parece ser uma história bem interessante, acho lgl esses livros q mostram as mudanças q ocorrem tanto no ambiente que o personagem está, quanto nele msmo^^'

--
hangover at 16

Tarcila Lima disse...

Livros com estas tematicas são sempre bons, porque todos nós passamos por momentos de mudanças e transformações, entao nao tem como nao se identificar

Anônimo disse...

Muito legal o que você escreveu sobre o livro, um resumo excelente!

Anônimo disse...

LIVRO MUITO BOM :)

LUCIENE OLIVEIRA disse...

ADOREI O LIRVO REVOLUÇÃO EM MIM É UMA HISTORIA MUITO REAL QUE FALA DA ADOLESCENCIA MUITO COMPLICADA DE UMA GAROTA.QUANDO SEUS PAIS SE SEPARAM ELA FICA MUITO CONFUSA...

Sabrina Paes disse...

Lindo post! Fiz um post sobre esse mesmo livro para estrear meu blog, haha. Eu realmente me senti tocada com a emoção que esse livro nos passa. Lindo!

http://falandominhalingua.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Esse livro é maravilhoso. Li na minha adolescência para escola e não parei de ler mais. Estou a procura para ter de lembrança. Livro bom assim é dificil de se ver hoje em dia.

Unknown disse...

Oi Amado-a do senhor vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Anônimo disse...

é
realmente

Anônimo disse...

É um livro bem bosta, não tem assunto nenhum. Romance adolescente, blah, não acontece nada demais, além de incentivar as crianças a terem relações sexuais cedo. A escritora tem a cara de pau de falar, é pra adolescente! Livro sem assunto ruim horroroso

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...